fbpx

A Portofino Investimentos inaugurou recentemente um novo escritório em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e, para comemorar a conquista, realizou evento com um time de especialistas para falar sobre o cenário macroeconômico.

A escolha pelo local do novo escritório da Portofino – que tem sua matriz na capital paulista – levou em consideração o grande número de clientes localizados no Rio Grande do Sul e, além disso, a capacidade empreendedora dos gaúchos. Carolina Giovanella, sócia da Portofino Investimentos, disse estar muito contente com a inauguração do escritório no estado, que é sua terra natal.

Para saber mais sobre o evento, siga a leitura do artigo!

Convidados da Portofino Investimentos debatem sobre cenário macroeconômico em evento de inauguração em Porto Alegre

Com o objetivo de promover informação de qualidade aos seus clientes, a Portofino, em parceria com a BTG Pactual, realizou um evento com a presença de Roberto Sallouti, presidente do BTG Pactual, Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX e André Vainer, sócio-fundador e CIO da Athena Capital.

No primeiro bloco, Sallouti trouxe questionamentos sobre o cenário macroeconômico para Xavier. O sócio-fundador da SPX comentou que estamos vivendo em um mundo desinflacionário, com uma política monetária expansionista.

“Se percebe uma queda generalizada de produtos ao redor do mundo. Para o próximo ano, por exemplo, está previsto um PIB global de 2,5%, o que indica uma sensação de recessão global. As taxas de juros caem drasticamente. Estamos vivendo em um mundo desinflacionário. Política monetária expansionista. Neste mundo, percebemos que este foi o único instrumento que restou”. Rogério Xavier.

Xavier explicou que o cenário externo afeta o Brasil e nós, investidores, não estaremos imunes a um evento maior. Por isso, “é necessário analisar o cenário e o preço” e “contar com o avanço brasileiro nas reformas do Estado.”

“Precisamos recuperar nossa credibilidade, nossas solvências. Avançamos nos juros, mas precisamos também avançar nas outras áreas. O Brasil possui muitas oportunidades pela frente, principalmente no setor privado. Estamos deixando de ser um país hostil aos investimentos e, quando as pessoas perceberem isso, vamos nos sentir incentivados a fazer mais e mais. Mas, para isso, a agenda precisa avançar. ” Rogério Xavier

Andre Vainer, sócio-fundador e CIO da Athena Capital, também trouxe grandes contribuições para a noite, falando sobre o cenário macroeconômico e citando a relevância dos fundos de investimentos, tendo em vista a conjuntura econômica e política do Brasil e do mundo.

“Não apenas o macro está evoluindo – as empresas também. Sobre o cenário atual, o que mais importa é o fato de que o mercado voltou a olhar para empresas e resultados, deixando de operar macro via ações ou cenários binários.” Andre Vainer

Quando questionado sobre onde se encontram grandes oportunidades de investimentos, Vainer explicou que a Athena Capital “não tem como meta investir em uma empresa de um nicho específico. As empresas que têm capital em excesso, boas estratégias e oportunidades de capturar ganho de mercado, podem trazer bons resultados”.

Já em relação ao mercado de capitais, Vainer explicou que “esse movimento tem aumentado. No Brasil, o nível de capitais tem uma movimentação muito baixa. É um caminho sem volta. Com o aumento de empresas no mercado brasileiro, o volume da Bolsa tem aumentado de forma exponencial”.

Para Vainer, quando falamos sobre renda variável, contar um gestor profissional é de suma importância, afinal, “não podemos confundir investimentos de longo prazo com o ato de compra e esquecimento de ações de empresas”.

E você, possui alguma dúvida sobre o cenário macroeconômico do Brasil e do mundo? Comente!