fbpx

Entre os diferentes Fundos de Investimentos existentes, a categoria de Fundos Multimercado merece destaque pela variedade que oferece aos investidores.

No artigo de hoje, o leitor compreenderá o que é Fundo Multimercado e quais são as principais estratégias utilizadas pela Portofino Investimentos.

Siga a leitura!

O que são Fundos de Investimento Multimercado?

Diferentemente de outros tipos de Fundos (como o de Renda Fixa e de Ações, por exemplo) o Fundo Multimercado proporciona ao investidor a oportunidade de combinar ativos de renda fixa, renda variável, derivativos e diversos instrumentos financeiros nas mais variadas proporções da carteira.

A Anbima classifica os Fundos Multimercados em 3 categorias distintas: alocação, estratégia e investimento no exterior.

Para compreender a estratégia adotada pela Portofino Investimentos para os Fundos Multimercados, siga a leitura!

Como Fundos Multimercado são classificados?

Nos últimos anos, o desenvolvimento da indústria de fundos de investimento resultou na criação de diversos produtos financeiros.

Avaliando esse cenário, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) achou necessário categorizar os fundos para que eles se adequassem melhor à nova realidade.

 A classificação agrupa os fundos de investimento com as mesmas características, identificando-os de acordo com o tipo de ativo e a estratégia adotada pelos gestores do patrimônio do fundo.

 O objetivo é facilitar a comparação da performance financeira entre diferentes fundos e auxiliar no processo de decisão de investimento.

 Veja a seguir mais detalhes sobre as três classificações da ANBIMA sobre os Fundos Multimercado:

Alocação

Os Fundos Multimercado de Alocação são aqueles que buscam retornos de longo prazo principalmente a partir da estratégia de alocação de ativos em várias classes como: renda fixa, ações, divisas e até mesmo ações de fundos de investimento.

Também é importante ressaltar que um Fundo de Alocação pode ser subdividido em duas subcategorias:

Fundo de Alocação Dinâmico

Fundos Dinâmicos buscam retornos de longo prazo com uma estratégia que muda constantemente para se adequar ao mercado.

É válido mencionar que esta classe permite que os investidores usem alavancagem.

Fundo de Alocação Balanceado

Fundos Balanceados são os que visam alcançar retornos de longo prazo através do investimento em um mix diversificado de classes de ativos.

Entretanto, é importante notar que esta estratégia de investimento não permite alavancagem.

Estratégia

Os Fundos de Estratégia Multimercado são fundos que possuem uma variedade de estratégias em sua carteira, sendo as mais comuns: Macro, Long and Short direcional, Long and Short Neutro, juros e moedas e capital protegido.

Os métodos usados pelos Fundos de Multimercado de Estratégia são baseados em cenários de médio e longo prazo, e podem ser alterados quando o gestor do fundo achar necessário. 

No mercado, os Fundos Multimercado de Estratégia ainda podem ser classificados como:

  • Fundos de Capital Protegido;
  • Fundos Livres;
  • Fundos de Juros e Moeda;
  • Fundos Macro;
  • Fundos Long e Short.

Investimento

Os Fundos Multimercados de Investimento Estrangeiro investem pelo menos 40% de seus ativos líquidos em ativos financeiros de outros países e admitem operações alavancadas.

 Além disso, funcionam a partir das determinações do art. 101 da Instrução CVM 555. 

Como funcionam Fundos Multimercados com estratégia Macro?

A estratégia dos fundos Multimercado é bastante ampla e engloba diferentes táticas.

Atualmente, a estratégia mais utilizada pela Portofino Investimentos é a dos Multimercados Macro, que se baseia na operação de ativos através de uma análise macroeconômica, para escolha posterior das melhores teses, utilizando o instrumento mais adequado para conseguir gerar aos clientes o maior retorno possível.

Os Multimercados Macro permitem aos investidores acesso a diferentes classes de ativos em um universo global. Além disso, são ativos líquidos onde o gestor pode zerar suas posições a qualquer momento, proporcionando maior flexibilidade para poder sair de teses quando as julgar sem um retorno efetivo.

A estratégia é interessante pois, historicamente, oferece um retorno bastante superior quando comparada ao CDI.

O trabalho da Portofino Investimentos é acompanhar e identificar os melhores gestores que façam utilizem esse tipo de estratégia, para que possam se descorrelacionar entre eles.

Afinal, por mais que seja um produto que possa operar qualquer mercado, obviamente cada gestor e cada equipe possui um histórico específico. Assim, a PFI busca identificar onde cada um deles consegue extrair melhores resultados em relação aos cenários.

Dividimos os gestores em subclassificações internas para conseguir identificar quem está se destacando entre si.

Por exemplo:

– Gestores com posições mais relevantes no mercado global versus Gestores com posições mais relevantes em ativos brasileiros;

– Gestores com perfil trading, que diversificam mais as suas posições versus Gestores com posições em um universo com características de longo prazo.

Além disso, mantemos proximidade com as gestoras que realizamos aplicações para compreensão de diversos pontos importantes, como por exemplo a administração do risco, o desenvolvimento da empresa em questão, sua retenção de talentos, mudanças no cenário organizacional, entre outros.

Gestão top-down x Gestão bottom-up

Na gestão top down, as decisões sobre a alocação de recursos do Fundo Multimercado são primeiramente baseadas em uma análise ampla do cenário econômico para, só então, levar em conta o setor dos fundos em que estão alocados os investimentos desejados.

Por suas características, o modelo de gestão top down é mais aplicado em Fundos Multimercado de longo prazo, como os fundos de macro carregamento.

Já no modelo de gestão bottom-up, voltado para os fundos de macro trading, o objetivo é fazer aplicações em prazos mais curtos.

Afinal de contas, o modelo de gestão bottom-up para fundos de investimentos busca a identificação de tendências e analisa o comportamento do preço dos ativos no curto prazo.

Vale a pena aplicar em fundos com estratégia macro?

A principal vantagem de um fundo macro é a estratégia de investimento do gestor: eles levam em conta o cenário macroeconômico na tomada de decisões. 

Isto permite que eles encontrem ativos que irão fornecer estabilidade em um cenário mundial incerto.

Outro benefício relacionado aos Fundos Multimercado Macro é que o gestor tem mais liberdade para investir em uma variedade de ativos e produtos financeiros. 

E ao investir em muitas áreas diferentes, sua carteira se torna bastante diversificada e o risco dos investimentos é espalhado e minimizado.

Também é importante ressaltar que o fundo macro é descorrelacionado com outras opções de investimento.

Por esse motivo, investindo através dele, você aumenta suas chances de não apenas tornar sua carteira mais lucrativa a longo prazo, mas também de proteger seu capital.

Se você possui interesse em saber mais sobre a estratégia de alocação em um Fundo Multimercado, entre em contato com a Portofino Investimentos clicando aqui.

Para acompanhar nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais. Instagram: @portofinoinvestimentos; Facebook: /portofinoinvestimentos; Linkedin: /company/portofinoinvestimentos

Esclareceu as suas dúvidas sobre o tema? Deixe o seu comentário!