fbpx

Blog

Conheça a trajetória de Adriano Cantreva, sócio da Portofino Investimentos

Jovem e apaixonado por números, Adriano Cantreva decidiu realizar o curso que mais convinha, ao menos aparentemente, com o seu perfil: Engenharia Industrial.

Nada convencional foi a trajetória traçada pelo profissional, que hoje coleciona experiências em grandes bancos de investimentos nacionais e internacionais.

Para saber mais da trajetória de Adriano, siga a leitura do artigo!

Adriano Cantreva e quando tudo começou

Adriano era jovem quando decidiu cursar Engenharia Industrial na Escola Politécnica da USP. Apaixonado por números e aconselhado pelos pais a trilhar a carreira de engenheiro, o jovem de pouca idade entendeu que esse era o melhor caminho a ser percorrido.

No entanto, sabemos que na vida os planos mudam – muitas vezes, para melhor. E com Adriano, também foi assim.

Durante a graduação, mais especificamente em 1988, Cantreva teve a oportunidade de realizar um estágio no Citibank, em São Paulo. O que ele não esperava é que essa chance proporcionaria a ele a realização do seu grande sonho: trilhar uma carreira internacional, mais especificamente nos Estados Unidos. Desde muito jovem, Adriano sempre buscou ir além de seus horizontes e sonhava em morar fora do país.

O que parecia impossível para Adriano, foi tornando-se cada vez mais real. Em 1991, durante o Governo Collor, o Brasil passava por muitas turbulências. Foi nessa época que Adriano recebeu a oportunidade de trabalhar pelo Citibank nos Estados Unidos.

Cantreva passou a viver no país norte-americano e, através da contribuição do Citibank, teve a oportunidade de cursar dois mestrados em instituições de ensino americanas: um mestrado de Relações Internacionais e outro de Administração para Negócios, ambos na Universidade da Pennsylvania.

Uma árdua conquista: sobre o sonho de trabalhar na Goldman Sachs

Próximo de obter a dupla titulação de mestre, novas oportunidades foram surgindo na vida profissional de Adriano – em conjunto com grandes desafios.

Durante os estudos em Wharton na Universidade da Pensilvânia, o jovem tinha o sonho de trabalhar na Goldman Sachs, reconhecida por ser uma das principais empresas globais de gestão de valores mobiliários e de investimentos. Por isso, chegou a enviar mais de 20 cartas para uma possível entrevista.

O resultado? Negativo. Nenhuma das cartas foi respondida pela empresa. O sonho de viver no exterior parecia estar chegando ao fim.

Mas, como costumam dizer, parte de nossa força de vontade tem relação direta com não deixar que os contratempos nos façam desencorajar de nossos sonhos. E, mesmo muito jovem, Cantreva compreendeu essa lição.

Em uma série de entrevistas realizadas pela universidade em que Adriano cursava os seus dois mestrados, a “sorte” mudou. Cantreva apostou todas as suas fichas – literalmente – para ter a chance de realizar uma entrevista com a Goldman Sachs. Não cogitou ser entrevistado por nenhuma outra empresa. Deseja almejar o seu sonho de anos e faria tudo o que fosse possível para isso.

Ao ser questionado pela organização por quais motivos ele deveria ser contratado, a resposta foi a seguinte: “Trabalhar na Goldman Sachs é o meu sonho. Se eu for selecionado, farei de tudo pela empresa”.

Foi em 1994 que Adriano teve a oportunidade de ingressar na Goldman Sachs e vestir a camiseta da organização em seu trabalho dos sonhos. A partir de então, sua trajetória no mercado financeiro passou a ser traçada e novos voos passaram a ser alcançados, alguns deles inimagináveis – até mesmo para um sonhador como Cantreva.

Novos caminhos percorridos

Em 1997, Cantreva tornou-se Director da Bankers Trust Company, uma organização bancária americana histórica fundada em 1903, que surgiu quando um grupo de bancos nacionais de Nova York formou a empresa para fornecer serviços de confiança a clientes de bancos estaduais e nacionais em todo o país, com a premissa de que não atrairia clientes de bancos comerciais.

Em 1999, Adriano lançou novos voos ao se tornar Senior Vice President da Donaldson, Lufkin & Jenrette, uma empresa de investimentos focada em subscrição de valores mobiliários, vendas e negociação, investimento e banco comercial, serviços de assessoria financeira, pesquisa de investimento, capital de risco, serviços de corretagem correspondente, serviços de corretagem on-line e interativos e gerenciamento de ativos.

De 2001 a 2005, Adriano foi Managing Partner da QM Asset Management. Já de 2005 a 2008, ele exerceu o cargo de Managing Director na Dresdner Kleinwort Wasserstein, empresa de investimentos reconhecida por oferecer produtos e serviços do mercado de capitais, incluindo produtos de curto prazo e tesouraria, produtos de ações, taxas, produtos de crédito, originação de dívida em câmbio, vendas e marketing, pesquisa, gerenciamento de riscos e serviços fiscais.

Em 2008, Adriano sai dos Estados Unidos e começa a sua trajetória do Banco Itaú, como Managing Director em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele permaneceu na empresa por 2 anos e, posteriormente, decidiu sair e fundar a XP Securities em Nova York, permanecendo na empresa até 2015.

Adriano decide fundar em janeiro de 2015 a Thinq Capital, empresa americana que está no mercado até os dias atuais e que se concentra em auxiliar o investidor a alcançar um crescimento significativo.

Adriano Cantreva torna-se sócio da Portofino Investimentos

Anos depois, Adriano conhece a Portofino Investimentos e se identifica com o seu modelo de atuação. Após conhecer por completo o seu modelo de negócios, ele torna-se sócio do escritório à convite de Carolina Giovanella, contribuindo com a sua expertise e experiência para a gestão de recursos de nossos clientes.

Atualmente, Adriano Cantreva é o responsável pelo gerenciamento de nossa sede em Nova York, nos Estados Unidos.

A trajetória inspiradora de Cantreva nos confirma de que se a sua força de vontade for suficientemente sólida e se você tiver determinação suficiente, praticamente todos os seus objetivos poderão ser cumpridos. Se você realmente deseja ter sucesso em alcançar seus objetivos, precisa continuar tentando. Não aceite nada menos do que você merece.

Leave a Reply