Blog

Mercado financeiro no Brasil: o que esperar para 2019?

Compreender o mercado financeiro no Brasil e saber o que esperar para 2019 é muito importante para aqueles que desejam preservar o seu capital e, consequentemente, o futuro de sua família.

É por isso que hoje, no primeiro artigo publicado pelo blog da Portofino Investimentos, alertamos sobre previsões para a economia brasileira em 2019, que impactam diretamente no mercado financeiro. Além disso, esclarecemos potenciais dúvidas sobre a validade da alocação de recursos no exterior.

Siga a leitura!

Previsões para o mercado financeiro no Brasil em 2019

O ano de 2018 trouxe consigo inúmeras variações no cenário político e econômico que, consequentemente, impactaram também o mercado financeiro. Em apenas 1 ano, diversos fatos ocorreram, lidamos com muitas turbulências no cenário nacional e internacional e um novo presidente foi eleito pela população brasileira.

Sabemos que tudo aquilo que ocorre na esfera política e econômica influencia diretamente o mercado financeiro. Por isso, a candidatura de um novo presidente apresenta um impacto direto nos investimentos.

Dessa forma, é preciso estar atento aos acontecimentos do próximo ano, para saber como se preparar em meios aos possíveis cenários.

De acordo com Adriano Cantreva, sócio da Portofino Investimentos, é esperado que o crescimento global diminua no próximo ano e o crescimento dos Estados Unidos se estabilize em um nível mais alto em comparação com outros países, mesmo quando os efeitos do estímulo fiscal de 2018 diminuírem.

Cantreva explica que o crescimento dos lucros globais também devem ser moderados em 2019, acompanhando as perspectivas de crescimento mais ponderadas.

Por fim, apesar do tom mais suave do FED em sua última reunião, para 2019 a perspectiva é que continuem aumentando os juros gradualmente, visto que estão chegando próximo das metas de desemprego e inflação.

Afinal, investir no exterior vale a pena? Entenda

Diante de tantas incertezas no mercado financeiro no Brasil, muitos investidores desejam compreender se investir no exterior vale a pena ou o mercado financeiro brasileiro supre todas as demandas de uma carteira de investimentos.

Nós, da Portofino Investimentos, acreditamos que a alocação de recursos no exterior traz ao investidor a oportunidade de diversificar ainda mais o seu portfólio, de modo que os riscos de prejuízo sejam minimizados. É comum que grande parte dos recursos dos investidores brasileiros esteja alocado no Brasil. No entanto, quando há uma piora conjuntural ou sistêmica no país, todos esses ativos podem ser afetados ao mesmo tempo. Por isso, reservar parte do patrimônio para a alocação no exterior é uma atitude inteligente, que traz ainda mais variação à carteira de investimentos.

É importante compreender que para aplicar no mercado internacional é necessário amplo conhecimento na área, principalmente em relação aos riscos e à política do mercado estrangeiro, como o câmbio e o momento econômico que o país enfrenta. Por isso, contar com profissionais especializados no assunto pode ser uma atitude decisiva para a preservação do capital.

Gostou do artigo? Se você possui dúvidas em relação ao mercado financeiro no Brasil, deixe o seu comentário!

Leave a Reply