Blog

Fundos de Investimento: como funciona a seleção de produtos na Portofino

Compreender como funciona a seleção dos Fundos de Investimento em uma Gestora de Recursos é uma tarefa importante, que deve ser realizada por investidores preocupados com a excelência da gestão de seu patrimônio.

Pensando nisso, este artigo demonstra aos leitores quais são os critérios durante a seleção dos Fundos de Investimento da Portofino e, além disso, relembra as principais vantagens da aplicação em Fundos de Investimento Exclusivos e Restritos.

Para saber mais, siga a leitura!

Fundos de Investimento: como funciona a seleção de produtos realizada pela Portofino? Entenda!

Os Fundos de Investimento se caracterizam por uma estrutura formal de investimento coletivo, onde diferentes investidores reúnem os seus recursos para aplicar de forma conjunta no mercado financeiro.

Eles devem obedecer às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a um regulamento próprio que estabelece regras relativas aos objetivos, política de investimento, riscos, ativos negociados, regime de tributação e outras informações relevantes.

Entre todas as classes disponibilizadas pelo mercado financeiro, como Renda Fixa, Multimercado, Renda Variável e Alternativo, por exemplo, a Portofino Investimento aplica principalmente através de Fundos.

Dessa forma, nos dedicamos a conhecer os gestores dos Fundos, mantendo um relacionamento próximo e compreendendo o que cada produto consegue agregar em sua classe, para a montagem de carteiras efetivas, que vão de acordo com as necessidades de cada um de nossos clientes.

As debêntures de companhia aberta podem ser distribuídas publicamente, nos termos da Instrução CVM 400/03, ou com restrição na distribuição, para um número limitado de investidores profissionais, nos termos da Instrução CVM 476/09.

Para aprovação dos Fundos, a Portofino dispõem de alguns pilares. São eles:

1) Universo de Fundos: classificação dos produtos pelo primeiro nível de classe, como Renda Fixa, Multimercado, Renda Variável, Alternativo;

2) Classificar em nosso Perfil Interno: a Portofino Investimentos possui um Perfil Interno para definição de suas estratégias. Por isso, é necessário que o Fundo atenda essas necessidades;

3) Uso de Ferramentas Quantitativas: avaliação da performance histórica dos Fundos em diferentes cenários macroeconômicos, performance ajustada pelo risco e consistência e atribuição de performance entre os instrumentos utilizados;

4) Diligência Qualitativa: qualidade da equipe, diferencial competitivo e expertise na atuação, estrutura societária e capacidade de retenção de talentos, estrutura operacional, controle de risco e código de ética;

5) Fit da Estratégia com Cenário Macroeconômico: compatibilidade do estilo de gestão frente à perspectiva macro; vantagem competitiva do gestor em face ao estágio do ciclo econômico;

6) Alocação na Carteira e Monitoramento: acompanhamento periódico (principais posições, risco, performance, alterações na equipe e sociedade, etc) e análise de correlação entre os gestores e concentração do risco;

7) Monitoramento dos Fundos não Aprovados: acompanhamento periódico de retorno frente aos pares que a Portofino utiliza de fundos não aprovados em um primeiro momento, mas que podem ter potencial futuro.

Conheça os Fundos de Investimento Exclusivos e Restritos

Os Fundos de Investimento Exclusivos e Restritos se caracterizam pela união de recursos de um ou mais condôminos (cotistas) investidos sob cuidados de um gestor qualificado. Este segue uma política de investimento, previamente definida em regulamento, buscando produtos e soluções a obter ganhos financeiros e garantir uma série de benefícios fiscais aos cotistas.

Esses fundos se caracterizam por benefícios como compensação e diferimento fiscal, benefícios no planejamento sucessório, auditoria e triplo controle e, além disso, gestão ativa e customizada dos assessores da Portofino Investimentos.

A Portofino Investimentos oferece aos seus clientes assessoria completa na gestão de recursos financeiros e na escolha de Fundos de Investimento que vão de acordo com os seus objetivos e perfil de investidor.

Para saber mais, entre em contato conosco clicando aqui.

Então, gostou do artigo? Se você esclareceu as suas dúvidas sobre como funciona a seleção dos Fundos de Investimento na Portofino, comente!

Leave a Reply