Blog

Fundo Multimercado: entenda as suas principais características

Entre os diferentes Fundos de Investimentos existentes, a categoria de Fundos Multimercado merece destaque pela variedade que oferece aos investidores.

No artigo de hoje, o leitor compreenderá o que é Fundo Multimercado e quais são as principais estratégias utilizadas pela Portofino Investimentos.

Siga a leitura!

Entenda o que é Fundo Multimercado

Diferentemente de outros tipos de Fundos (como o de Renda Fixa e de Ações, por exemplo) o Fundo Multimercado proporciona ao investidor a oportunidade de combinar ativos de renda fixa, renda variável, derivativos e diversos instrumentos financeiros nas mais variadas proporções da carteira.

A Anbima classifica os Fundos Multimercados em 3 categorias distintas: alocação, estratégia e investimento no exterior.

Para compreender a estratégia adotada pela Portofino Investimentos para os Fundos Multimercados, siga a leitura!

Multimercados Macro: compreenda a estratégia utilizada pela PFI

A estratégia dos fundos Multimercado é bastante ampla e engloba diferentes táticas.

Atualmente, a estratégia mais utilizada pela Portofino Investimentos é a dos Multimercados Macro, que se baseia na operação de ativos através de uma análise macroeconômica, para escolha posterior das melhores teses, utilizando o instrumento mais adequado para conseguir gerar aos clientes o maior retorno possível.

Os Multimercados Macro permitem aos investidores acesso a diferentes classes de ativos em um universo global. Além disso, são ativos líquidos onde o gestor pode zerar suas posições a qualquer momento, proporcionando maior flexibilidade para poder sair de teses quando as julgar sem um retorno efetivo.

A estratégia é interessante pois, historicamente, oferece um retorno bastante superior quando comparada ao CDI.

O trabalho da Portofino Investimentos é acompanhar e identificar os melhores gestores que façam utilizem esse tipo de estratégia, para que possam se descorrelacionar entre eles.

Afinal, por mais que seja um produto que possa operar qualquer mercado, obviamente cada gestor e cada equipe possui um histórico específico. Assim, a PFI busca identificar onde cada um deles consegue extrair melhores resultados em relação aos cenários.

Dividimos os gestores em subclassificações internas para conseguir identificar quem está se destacando entre si.

Por exemplo:

– Gestores com posições mais relevantes no mercado global versus Gestores com posições mais relevantes em ativos brasileiros;

– Gestores com perfil trading, que diversificam mais as suas posições versus Gestores com posições em um universo com características de longo prazo.

Além disso, mantemos proximidade com as gestoras que realizamos aplicações para compreensão de diversos pontos importantes, como por exemplo a administração do risco, o desenvolvimento da empresa em questão, sua retenção de talentos, mudanças no cenário organizacional, entre outros.

Se você possui interesse em saber mais sobre a estratégia de alocação em um Fundo Multimercado, entre em contato com a Portofino Investimentos clicando aqui.

Para acompanhar nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais. Instagram: @portofinoinvestimentos; Facebook: /portofinoinvestimentos; Linkedin: /company/portofinoinvestimentos

Esclareceu as suas dúvidas sobre o tema? Deixe o seu comentário!

Leave a Reply