Blog

Entenda como realizar investimentos no exterior

Desde 2014, nosso país sofre com diferentes turbulências no cenário econômico. Assim, muitos investidores buscam posicionar parte de seus recursos em investimentos no exterior.

No entanto, o movimento citado gera inúmeras dúvidas. Por exemplo: será que investir no exterior realmente vale a pena? Como devo realizar aplicações fora do país? Devo declarar meus investimentos no exterior?

Para esclarecer todas essas questões, continue a leitura do artigo!

Afinal, investir no exterior vale a pena?

Antes de aprofundarmos a discussão sobre aplicações fora do país, devemos esclarecer que sim, investir fora do Brasil vale a pena.

Pelo fato de nosso país enfrentar intensas mudanças políticas, os planos econômicos sofrem com a inflação e a Selic. Por isso, investir no exterior com expertise é sinônimo de segurança ao patrimônio, já que entre os seus diferentes benefícios, a alocação de recursos fora do Brasil pode oferecer defesa à inflação.

Entenda como realizar investimentos no exterior

Quando um investidor independente deseja aplicar seus recursos fora do país, geralmente se depara com três dúvidas.

A primeira delas é a escolha de uma corretora no exterior para abertura de conta, o que geralmente ocasiona insegurança, pois o investidor independente nem sempre tem acesso às informações necessárias para a tomada de uma decisão segura.

A segunda se dá através do seguinte questionamento: “em caso de empecilhos, a quem devo recorrer?”. No Brasil, sabemos que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fiscaliza o mercado de valores mobiliários no Brasil. No entanto, investidores autônomos nem sempre possuem essa informação relacionada a investimentos internacionais.

A terceira dúvida se relaciona a complexidade de investir fora do Brasil. O investidor independente encontra produtos complexos, que não possuem nenhuma similaridade com os brasileiros.

Considerando todos os pontos mencionados, uma das formas mais simples de realizar uma aplicação no exterior se dá através dos ETFs cujo custo é baixo e compete a um excelente profissional gerir de forma eficiente a estratégia do produto.

Através desses fundos, conseguimos investir em ativos internacionais, como ações e títulos do governo americano, ações da União Europeia e até mesmo ativos brasileiros que são negociados fora do país

Para isso, sugerimos a aplicação através de fundos de investimento no exterior. Através desses fundos, conseguimos investir em ativos internacionais, como ações e títulos do governo americano, ações da União Europeia e até mesmo ativos brasileiros que são negociados fora do país

A Portofino traz aos seus clientes a possibilidade de investir no mercado externo de forma simples e segura, uma vez que o controle e o atendimento são feitos por nós. Oferecemos a possibilidade de montar estruturas exclusivas através de carteiras administrada, com as melhores e mais modernas plataformas do mundo.

Devo declarar investimentos no exterior? Entenda a tributação de aplicações internacionais

Como citado no artigo publicado em nosso blog que explica a questão do IR sobre investimentos, se você possui investimentos no exterior, é importante compreender que o Imposto de Renda é isento apenas se o total das operações realizadas fora do Brasil não ultrapassa R$ 35.000,00 de renda líquida ao mês.

Caso contrário, os rendimentos serão tributáveis. Os ganhos líquidos devem ser tributados como ganho de capital à alíquota progressiva.

O pagamento do imposto sobre os ganhos líquidos tributáveis auferidos no mercado de renda variável deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao da operação, através do pagamento do Documento de Arrecadação da Receita Federal (Darf) com o código 8523.

Vale lembrar que tanto os ganhos relativos a ações no Brasil como no exterior são apurados e tributados mês a mês separadamente, não integrando a base de cálculo do imposto sobre a renda na Declaração de Ajuste Anual. Da mesma maneira, o imposto pago não pode ser deduzido do devido na declaração.

Se você possui dúvidas sobre investimentos no exterior, deixe o seu comentário!

Leave a Reply