Blog

Entenda como montar uma carteira de investimentos

Muitos investidores possuem dúvidas em relação a como montar uma carteira de investimentos eficiente na gestão de patrimônios. Pensando nisso, separamos 3 dicas que irão lhe auxiliar na escolha de ativos financeiros para o seu portfólio.

Continue a leitura!

Como montar uma carteira de investimentos? Confira 3 dicas

Qualquer tipo de investidor – seja ele experiente no mercado financeiro ou não – precisa estar inteirado a respeito de sua carteira de investimentos, ou seja, do conjunto de ativos financeiros escolhidos para a preservação e crescimento de seu patrimônio.

Por mais simples que possam parecer, certas dicas são fundamentais e auxiliam aqueles que desejam montar uma carteira de investimentos mais efetiva aos seus interesses. Entenda:

1. Aposte em investimentos internacionais

Como demonstrado no artigo “Mercado financeiro no Brasil: o que esperar para 2019?“, na maior parte dos casos, grande parte dos recursos dos investidores brasileiros está alocado no Brasil. No entanto, quando há uma piora conjuntural ou sistêmica no país, todos esses ativos podem ser afetados ao mesmo tempo. Por isso, reservar parte do patrimônio para a alocação no exterior é uma atitude inteligente, que traz ainda mais variação à carteira de investimentos.

2. Descubra o seu perfil de investidor

Se você não souber quais são os seus objetivos específicos com a criação de uma carteira de investimentos, dificilmente obterá resultados atrativos na gestão de seu patrimônio. Entender quais são suas expectativas e metas para o futuro permitem um portfólio eficiente do ponto de vista fiscal e na relação de risco/retorno.

No entanto, não acredite em perfis prontos, como aqueles que lhe definem em investidor com perfil “arrojado”, “moderado” ou “conservador”. Para a real compreensão do objetivo de um cliente é preciso ir além e, por isso, a Portofino utiliza métricas claras, que revelam através de números os melhores caminhos para a montagem de uma carteira de investimentos verdadeiramente personalizada.

3. Diversifique o seu portfólio

A diversificação de portfólio permite a maximização de ganhos e o controle de riscos. Em artigo publicado no Infomoney, Carolina Giovanella, sócia-proprietária da Portofino Investimentos, relembra a filosofia de Benjamin Graham, o guru de Warren Buffett. Entre suas diferentes estratégias para driblar a volatilidade do mercado, merece destaque a diversificação. Carolina explica que, na teoria da Graham, misturar ativos de risco com conservadores em uma carteira de investimentos é fundamental para preservação de capital em mercados de baixa.

É por isso que a Portofino realiza essa variação por classe de ativos, com os melhores produtos do país. A empresa também faz uso de indicadores estatísticos como forma de auferir perda máxima da carteira.

Portofino oferece aos seus clientes o serviço de carteira administrada

Carteira administrada é um serviço de gestão e execução de investimentos, onde a Portofino busca administrar os recursos do cliente de forma mais eficiente do ponto de vista fiscal e na relação risco/retorno. Com a ajuda de um sistema robusto de consolidação de informações, o gestor visualiza a carteira do cliente como um todo, acompanhando-a diariamente e modificando posições quando necessário.

Na Portofino, o acompanhamento contínuo de profissionais especializados garantem uma carteira de investimentos muito mais robusta, como maximização de ganhos e controle de riscos. Além disso, nossa equipe analisa e estrutura diariamente as carteiras, conforme o perfil e objetivo de investimento do cliente. Assim, a realocação ocorre automaticamente, quando o gestor vislumbra melhores oportunidades de investimento.

Gostou da leitura? Deixe o seu comentário!

Leave a Reply