fbpx

Muitos investidores possuem dúvidas em relação a como montar uma carteira de investimentos eficiente na gestão de patrimônios. Pensando nisso, separamos 3 dicas que irão lhe auxiliar na escolha de ativos financeiros para o seu portfólio.

Continue a leitura!

Como montar uma carteira de investimentos? Confira 3 dicas

Qualquer tipo de investidor – seja ele experiente no mercado financeiro ou não – precisa estar inteirado a respeito de sua carteira de investimentos, ou seja, do conjunto de ativos financeiros escolhidos para a preservação e crescimento de seu patrimônio.

Por mais simples que possam parecer, certas dicas são fundamentais e auxiliam aqueles que desejam montar uma carteira de investimentos mais efetiva aos seus interesses. Entenda:

1. Conheça os diferentes fundos e ativos para aplicar

Na hora de investir seu patrimônio, uma dica é sempre válida: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”.

Com tantas opções de ativos e fundos no mercado financeiro, é importante entender quais as vantagens oferecidas por cada um para que sua decisão de alocação seja a mais assertiva possível.

Por isso, antes de montar uma carteira de investimentos, conheça mais sobre diferentes fundos de investimento e pesquise sobre ativos que possam combinar com seu perfil de investidor.

2. Aposte em investimentos internacionais

Como demonstrado no artigo “Mercado financeiro no Brasil: o que esperar para 2019?“, na maior parte dos casos, grande parte dos recursos dos investidores brasileiros está alocado no Brasil. 

 No entanto, quando há uma piora conjuntural ou sistêmica no país, todos esses ativos podem ser afetados ao mesmo tempo. 

 Por isso, reservar parte do patrimônio para a alocação no exterior é uma atitude inteligente, que traz ainda mais variação à carteira de investimentos..

3. Descubra o seu perfil de investidor

Se você não souber quais são os seus objetivos específicos com a criação de uma carteira de investimentos, dificilmente obterá resultados atrativos na gestão de seu patrimônio. 

 Entender quais são suas expectativas e metas para o futuro permitem um portfólio eficiente do ponto de vista fiscal e na relação de risco/retorno.

 No entanto, não acredite em perfis prontos, como aqueles que lhe definem em investidor com perfil “arrojado”, “moderado” ou “conservador”

 Para a real compreensão do objetivo de um cliente é preciso ir além e, por isso, a Portofino utiliza métricas claras, que revelam através de números os melhores caminhos para a montagem de uma carteira de investimentos verdadeiramente personalizada.

4. Diversifique o seu portfólio

A diversificação de portfólio permite a maximização de ganhos e o controle de riscos. 

 Em artigo publicado no Infomoney, Carolina Giovanella, sócia-proprietária da Portofino Investimentos, relembra a filosofia de Benjamin Graham, o guru de Warren Buffett. 

 Entre suas diferentes estratégias para driblar a volatilidade do mercado, merece destaque a diversificação

 Carolina explica que, na teoria da Graham, misturar ativos de risco com conservadores em uma carteira de investimentos é fundamental para a preservação de capital em mercados de baixa.

 É por isso que a Portofino realiza essa variação por classe de ativos, com os melhores produtos do país. 

A empresa também faz uso de indicadores estatísticos como forma de auferir perda máxima da carteira.

Carteira de investimentos administrada, como funciona?

A carteira administrada consiste em um portfólio de investimentos gerido por uma empresa para um cliente.

Nessa estratégia de investimento, a gestora da carteira fica responsável por aplicar o dinheiro em diferentes ativos do mercado financeiro.

No entanto, é necessário seguir uma estratégia pré-estabelecida de acordo com os objetivos do investidor.

O cliente apenas delega o poder de decisão sobre a escolha dos ativos aos profissionais responsáveis pela carteira administrada.

O propósito disso é identificar e aproveitar os melhores ativos para realizar os desejos do investidor, e não da instituição.

Por isso, a remuneração de gestoras de recursos costuma ser atrelada à sua performance na gestão de investimentos.

Algo que não acontece com as corretoras, que lucram a partir dos ativos sugeridos aos seus clientes.

Em um mercado financeiro pouco transparente e com investidores não especializados, contar com a experiência de um gestor de carteiras de investimento é bastante vantajoso.

O que é o serviço de carteira administrada?

O serviço de carteira administrada é executado por profissionais especializados e habilitados para atuar no mercado financeiro.

Para aproveitá-lo, os investidores podem contratar uma gestão de carteira personalizada ou investir por meio de um fundo de investimento.

Em ambos os casos, a gestão do capital é feita de acordo com os objetivos e necessidades dos investidores, respeitando as diretrizes estabelecidas em contrato.

No caso dos fundos, a diferença está na menor personalização das aplicações e na alocação por meio da compra de cotas.

Vantagens da carteira administrada

Nos últimos anos, o acesso a conteúdos e informações sobre o mercado financeiro vem se tornando cada vez mais acessível aos investidores.

E isso é algo bastante positivo. Afinal de contas, quando se fala em investir o próprio patrimônio, ter autonomia é algo fundamental

O mercado, antes exclusivo aos bancos e suas “oportunidades” de investimento, agora abre espaço para mais e mais opções a serem aproveitadas.

Para quem tem tempo disponível, um ambiente bastante favorável: até mesmo quem não é um especialista consegue criar uma carteira de investimentos diversificada e rentável por conta própria.

Mas isso não quer dizer que quem não dispõe de tempo livre ou simplesmente não tem interesse em se aprofundar no assunto está fadado a investir mal.

Para esses indivíduos, uma alternativa para o investimento amador é delegar a gestão dos investimentos a profissionais especializados.

Com uma carteira administrada, você conta com uma estratégia prática e totalmente adequada ao seu perfil de risco.

No longo prazo, a gestão de investimentos também garante uma maior rentabilidade ao garantir o constante balanceamento de ativos. 

Isso porque, sempre que é feito um novo aporte, a distribuição dos recursos é atualizada para que os percentuais pré-estabelecidos sejam mantidos.

A importância do auxílio profissional na gestão de carteiras

Com toda certeza, contar com o apoio de um gestor profissional para investir seu patrimônio é algo bastante vantajoso.

Ao invés de se preocupar com a aplicação de ativos individualmente, o investidor apenas define seus objetivos e passa a acompanhar o trabalho do gestor ao ver seu dinheiro se multiplicar.

O acompanhamento profissional também ajuda a evitar erros e prejuízos por falta de conhecimento ou experiência no mercado financeiro.

Sendo assim, uma excelente alternativa para quem deixa de investir na renda variável por ter um perfil mais conservador.

Além disso, quando voltada para um fundo de investimento, a carteira administrada ainda permite a aplicação em diversas opções de ativos por muito menos do que se o aporte fosse feito de forma individual.

Logo, você tem a oportunidade de montar uma carteira de investimentos diversificada de modo prático e acessível, diluindo riscos e potencializando ganhos.

Portofino oferece aos seus clientes o serviço de carteira administrada

Carteira administrada é um serviço de gestão e execução de investimentos, onde a Portofino busca administrar os recursos do cliente de forma mais eficiente do ponto de vista fiscal e na relação risco/retorno

 Com a ajuda de um sistema robusto de consolidação de informações, o gestor visualiza a carteira do cliente como um todo, acompanhando-a diariamente e modificando posições quando necessário.

 Na Portofino, o acompanhamento contínuo de profissionais especializados garantem uma carteira de investimentos muito mais robusta, como maximização de ganhos e controle de riscos

 Além disso, nossa equipe analisa e estrutura diariamente as carteiras, conforme o perfil e objetivo de investimento do cliente. 

 Assim, a realocação ocorre automaticamente, quando o gestor vislumbra melhores oportunidades de investimento.

 Saiba mais sobre o trabalho de gestão de investimentos da Portofino!

 Gostou da leitura? Deixe o seu comentário!