Blog

A importância da educação financeira para as próximas gerações

A busca pela formação de um patrimônio sólido que consiga assegurar uma vida estável para as próximas gerações traz inúmeros desafios. Um deles é justamente a educação financeira para os herdeiros do patrimônio.

No artigo de hoje, traremos diferentes pontos que ressaltam a importância da educação financeira para as próximas gerações, evitando danos ao patrimônio após a sucessão de bens.

Siga a leitura do artigo!

Entenda porque a educação financeira para jovens é essencial para a sucessão de bens

Se você é pai ou mãe de um jovem adulto, sabe que essa fase traz mudanças que impactam toda a família, como por exemplo a conclusão do ensino universitário, a saída de seu filho para o apartamento próprio ou, até mesmo, um período de intercâmbio no exterior para novos aprendizados.

Ao mesmo tempo, entendemos que a fase é também sinônimo da entrada para o mundo das responsabilidades. Para famílias que possuem um planejamento financeiro para a preservação do patrimônio, é geralmente nesse período que os filhos são informados sobre os detalhes relacionados às finanças e sucessão de bens.

No entanto, é justamente nesse processo que costumam haver preocupações. A principal delas se relaciona a falta de confiança dos detentores do patrimônio sobre a responsabilidade financeira dos jovens da família para administrar o capital de maneira apropriada.

Por isso, desde cedo, famílias preocupadas com conservação dos bens devem investir na educação financeira de seus herdeiros. O conhecimento do jovem que irá se tornar responsável pela administração do capital será peça-chave para a preservação do patrimônio.

De fato, é muito comum que as famílias passem a maior parte do seu tempo acumulando riqueza, se esquecendo de preparar os seus filhos para administrar o patrimônio posteriormente. No entanto, quando a transição ocorre de maneira repentina, sem nenhum tipo de preparo por parte dos herdeiros, a tendência é de que o patrimônio seja desperdiçado.

Além da educação financeira: sobre a importância dos valores familiares

De acordo com Roy Williams, co-autor do livro Preparing Heirs: Five Steps to a Successful Transition of Family Wealth and Values, mais atenção deve ser dada aos valores familiares.

Williams diz que as famílias precisam trabalhar juntas para estabelecer o que é importante para elas, tanto individualmente quanto em equipe. Esses valores devem nortear todas as decisões que afetam a família.

De acordo com Williams, “Quando você começa a construir a família como uma equipe – com papéis e padrões de desempenho -, todo esse mistério, o dogma, deixa de se tornar um fator preocupante”.

Apoio de uma gestora de recursos é também necessário

Se você obteve sucesso financeiro em sua vida, é provável que atualmente mantenha o acompanhamento de seu patrimônio com uma equipe qualificada para auxílio em áreas diversas, como investimentos, impostos, legislação e outras questões relacionadas a proteção do capital.

Por isso, além de capacitar seus herdeiros com conhecimentos sobre finanças, é necessário contar com o apoio desses profissionais no momento de transição. Na medida do possível, os herdeiros devem saber quem são esses profissionais e como contatá-los na necessidade dos seus serviços.

Em casos de emergência, saber quem são os profissionais responsáveis pela gestão do patrimônio gera maior tranquilidade aos herdeiros. Em união com a educação financeira, a sucessão ocorre com garantia de segurança ao patrimônio.

Então, gostou da leitura do artigo? Comente!

Leave a Reply